quarta-feira, 6 de maio de 2015

Contingência (Vs. Necessidade)


Podia ser o nosso cão.
Mas não é o nosso cão. 
Por isso ladra-nos.

Lydia Davis, in Não posso nem quero

___________________________________________________



Podia ser a minha roupa a secar ao vento.
Mas não é a minha roupa a secar ao vento.
É a roupa da minha vizinha.
E por isso não recolho o avental às flores, as meias de seda e a camisa branca de folhos azuis com cheiro a rosas que as primeiras gotas de chuva mancham de poesia. 

Miss Smile


10 comentários:

  1. Gosto do efeito de desconcerto que as pequenas histórias de Lydia Davis provocam em mim. Não resisti a "imitar" o seu estilo de descontextualizar episódios banais do quotidiano, tornando-os absurdos e ridículos :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que gostei mais da versão Miss Smile :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gábi :) Mas a minha versão - à Miss Smile - é apenas uma imitação do original, pois a ideia original foi de Lydia Davis.

      Eliminar
  3. O Lobo Antunes também recorre muito a este tipo de desconcerto.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, eu também aprecio a forma como António Lobo Antunes joga com o signo e o significado das palavras e a vida própria que confere a tudo o que narra, desconstruindo e desfigurando a realidade de uma forma, por vezes, muito crua. Essa desconstrução leva-nos precisamente a refletir sobre as coisas e a desenvolver um olhar crítico.

      Eliminar
  4. Olá, Miss Smile.
    Gosto do pseudónimo - que seja sempre sorriso =)

    Aquela roupa também podia ser a minha... mas não é.
    Deixa-se estar...
    bjn amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem-vinda , Carmem!

      Aquela roupa também podia ser minha, mas não é, porque não uso camisas de folhos :)

      Um beijinho e obrigada pela visita

      Eliminar
  5. O vento também faz (leva) poesia...
    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o vento segreda muitas coisas boas ao ouvido :)
      Abraço

      Eliminar