sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Do meu lado de dentro



Hoje demorei-me a abrir as janelas. Se não estivesse constipada e o meu olfato funcionasse, diria que a manhã cheira a aves marinhas. Do outro lado da rua, vejo um grupo de rapazes em idade escolar, pavoneando-se ao longo dos vidros das portas dos prédios. Depois, o senhor que varre a rua aparece na esquina, arrastando os pés atrás do seu carrinho, a vassoura posicionada como uma bandeira erguida ao vento. Uma porta bate com estrondo e a rapariga do prédio cor-de-rosa sai de casa, bonita como sempre. Traz um casaco escuro que se lhe molda ao corpo e de onde saem umas pernas longas que me fazem lembrar eucaliptos. Entra no seu carro cinzento claro e arranca, veloz, como a cor das barbatanas de um tubarão. O meu vizinho do primeiro andar sai também para a rua, levando um rosto franzido, umas calças impecavelmente vincadas e histórias indignadas para contar no café. Ouvem-se motores de automóveis, passos apressados na calçada, uma criança chora ao colo do pai. O dia começa a ganhar movimento e eu ainda estou do lado de dentro, de pijama. Ao longe, o mar é uma mancha plúmbea e eu imagino as ondas a desfazerem-se em nuvens brancas, como certos sonhos não verbalizados. Despeço-me dos meus filhos e aperto-os contra o peito, num contacto de pele, sangue e osso. Por instantes, deixamo-nos ondular juntos, como se estivéssemos no mar. Estão cada vez maiores, mas eu sei que eles se fazem mais pequeninos para continuar a encaixar na soleira do meu ombro. Hoje não os consigo cheirar, mas digo-lhes o que todas as mães dizem. A vida é isto. Um caminho que preparamos para nos perdermos de amor. E eu hoje sinto-me leve, como se tivesse um pássaro pousado no braço. Sorrio para o dia e peço-lhe que me traga o que ele quiser.


18 comentários:

  1. e há de trazer o enlevo num retorno bem merecido.
    bom dia, Miss Smile. um beijinho e bom fim de semana,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Mia. Um encanto que se abre em flor…

      Um beijinho e um bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. o teu começar de dia é tão lindo... hoje ainda não saí do meu lado de dentro, de mim.
    tem uma tarde boa, com mar ao fundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não são as manhãs a melhor parte do dia? Tudo tão novinho, pronto a estrear! :)

      Um beijinho, ana, com o teu bonito mar ao fundo :)

      Eliminar
  3. Quantas e quantas vezes me senti também assim, ao nascer um novo dia: sentindo o meu lado interior aquietando-se; não com o abraço de um filho, que há muito construíram o seu próprio ninho, mas com a visão do mundo acontecendo lá fora e, eu, aconchegando-me em mim, esperando, justamente isso: aquilo que a vida me quiser trazer...

    Que bom o seu dia ter amanhecido tão apaziguador.

    Feliz fim de semana, querida Miss Smile. E as melhoras da constipação.

    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Apesar da idade, não me acostumar à vida. Vivê-la até ao derradeiro suspiro de credo na boca. Sempre pela primeira vez, com a mesma apetência, o mesmo espanto, a mesma aflição. Não consentir que ela se banalize nos sentidos e no entendimento. Esquecer em cada poente o do dia anterior. Saborear os frutos do quotidiano sem ter o gosto deles na memória. Nascer todas as manhãs. “

      Miguel Torga, in Diário

      A constipação é uma chatice. Como diz Álvaro de Campos, as constipações alteram todo o sistema do universo. E eu não sei viver sem olfato :)

      Um beijinho, querida Janita, e votos de um bom fim de semana :)

      Eliminar
  4. É tão bom quando o nosso lado de dentro paira assim, leve. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem é que consegue ser leve estando caído por terra? :)

      Um bom fim de semana, Luisa :)

      Eliminar
  5. Tão bom, esse início de dia. Tão bons os abraços que encaixam no nosso ombro!

    Beijinhos repenicados, querida Miss Smile. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é proeza fácil, essa do encaixe… É que eles estão a ficar maiores do que eu :) Mas é esse o grande milagre dos abraços sentidos – tudo encaixa :)

      Beijinhos repenicadíssimos para ti, querida Maria

      Eliminar
  6. Eu também cheiro as minhas filhas sempre que as abraço. :-)
    E agora abraço-te a ti, querida Miss Smile, com os desejos de melhoras e de um fim de semana feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu não esperava outra coisa de ti, querida Susana. Os abraços também se sentem com o nariz, não é? :)

      Obrigada. Para a semana já estarei em forma :)

      Um abraço não muito apertado (só desta vez) para não te pegar a maleita :)

      Eliminar
  7. a falta que me andavas a fazer Miss Sorriso! rápidas melhoras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha,as tuas palavras simpáticas vão ajudar-me a ficar melhor :)

      Bom fim de semana, Manel

      Eliminar
  8. A falta de olfato não diminuiu minimamente
    os seus enternecedores sentires poéticos...
    Uma sensibilidade em vivenciar o mundo e
    entender as pessoas, especial e comovente.
    Parto sempre mais rica em contentamento...
    ~~~ Beijinhos, querida amiga ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a sua forma de estar também me enternece, querida Majo. Muito obrigada.

      Um beijinho com amizade :)

      Eliminar
  9. Querida Miss Smile, tenho também uma constipação que me tem tirado do sério, todo o mês de Fevereiro tem sido de amanheceres sombrios.
    Faz-me falta esse sentir, essa aconchego que só os filhos transmitem, talvez por isso a constipação tem demorado a passar...
    Obrigada por me lembrar que tenho de sorrir para o dia, amanhã prometo fazê-lo.

    beijinho grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ser nós a tomar a iniciativa e a sorrir para os dias. Os de inverno são especialmente sisudos :)

      Um beijinho, querida Fê

      Eliminar