quinta-feira, 30 de março de 2017

Escrito na agenda




Cuidar das plantas. Fazer as tarefas sem pressa. Saudar os vizinhos. Ler bons livros. Ouvir boa música. Abraçar mais vezes. Sentir a tristeza e a alegria dos outros sem palavras. Ajudar quem precisa. Ir à praia mais vezes e deixar o mar enrolar-se à volta dos pés. Passear. Olhar as árvores como seres sagrados. Pensar que há mais coisas que nos une uns aos outros. Não julgar, não censurar. Aceitar a desconcertante simplicidade da vida. Estar presente. Comer mais fruta. Deixar-me tocar todos os dias por alguém ou por alguma coisa. Aprender a paciência no vagaroso movimento das nuvens. Embalar o corpo da primavera.

[E o que está escrito na vossa agenda?]



36 comentários:

  1. Nota na agenda mental: «Não pensar naquilo de ontem.»

    (nota escrita: não esquecer de compara Purina One para o Fiodor)

    Bom dia , Miss Smile. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito em breve, esse item “Comprar Purina One” também passará a constar da minha agenda.
      Estou quase, quase a trazer um do canil e a adotá-lo. :)

      Bom dia, Impontual :)

      Eliminar
  2. Miss Smile, na linha do que disseste lembrei-me que em finais de 2015 fiz um exercício deste género de que falei no meu espaço, e que agora recordo através deste ´preceituado', que alinhei nessa ocasião e que continua válido:


    Talvez valha a pena continuar a aprender a:

    . pintar nas gradações entre o preto e o branco
    . respeitar o silêncio dos teus gritos
    . sorrir
    . ir ver o mar mais vezes
    . dar as mãos
    . descobrir entusiasmo nas obrigações
    . usar vários tipos de lentes
    . dançar
    . ouvir com atenção as palavras que me dizes
    . deslumbrar-me com as pequenas coisas, as tuas e as minhas
    . oferecer-me para te ajudar
    . descansar
    . esquecer o leite derramado
    . desenhar menos vezes com régua e esquadro
    . descobrir (-me), (-te)
    . comer sol às fatias
    . gostar das tuas cores
    . escrever o que me vai na alma
    . cheirar a canela
    . pedir ajuda quando não posso fazer sozinha
    . agarrar os beijos
    . inventar viagens
    . pensar com moderação
    . beber copos de cultura
    . brincar
    . memorizar o que te faz sentir bem
    . sentir-te nas tuas coisas, só porque são tuas
    . guardar o cheiro dos abraços

    ... não me esquecer que eu existo e que tu existes.


    Que venha um bom dia!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bonito, Isabel! Tudo o que enumeras são coisas que incluiria também na minha agenda. Muito obrigada. :)

      Um bom dia para ti também.

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Faço tantas dessas listas...
    listas de ano novo, de livros, de segredos, de interjeições.
    as que mais gosto são as listas de coisas difíceis, que me dão muito trabalho, que me exigem mais Laura e mais coisas de mim.

    um beijinho Miss Smile

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, bem-vinda ao clube das fazedoras de listas. :)
      Eu também gosto mais das difíceis.

      Um beijinho, Laura

      Eliminar
  4. Posso copiar desta para a minha? :)

    E também: andar mais devagar (quando puder recomeçar a andar normalmente). :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esteja à vontade. A intenção é mesmo partilhar. :)

      As suas melhoras, Luisa.

      Eliminar
  5. Assim de repente, comprar um livro de histórias de encantar para começar a ler a uma menina cega. Bem, ela já é grande, mas para mim é como se fosse pequena. Todos eles são. :)

    Quanto a mim, ainda não sei ao certo o que vou fazer comigo. São umas discussões loucas com este coração teimoso. :)

    Deixo um beijo no seu coração, Miss Smile. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário fez-me chorar, querida Alaska. O meu pai também gosta muito que eu leia para ele.

      Quando nos leem ou contam histórias, acho que nos sentimos todos pequeninos, no bom sentido.

      Um beijinho, menina linda :)

      Eliminar
    2. Esta minha pequena tem 60 anos. No outro dia abraçou-me de repente e disse-me que eu era amável. Foram precisos 29 anos, Miss, para eu sentir que afinal era suficiente. Que alguma coisa estava a fazer direito. Vim para casa a chorar. Enfim, uma tontinha. :)

      Oh não foi essa a minha intenção, Miss. Desculpe-me. Deixo-lhe um beijo com carinho. E outro ao seu pai. :)

      Eliminar
    3. Querida Alaska, segundo Mark Twain, a bondade é o idioma que o surdo ouve e o cego vê. E eu acho que ele tem razão.

      Eu gosto de pessoas que contam histórias simples, misturadas com sorrisos e lágrimas. Porque a vida é mesmo assim. E se fizermos dela um local mais agradável, um espaço de acolhimento para nós e para os outros, todos ficamos a ganhar. Todos os dias temos de inventar novas asas. Pessoas com um coração como o seu fazem tudo direito. Porque se dão, dando o seu melhor.

      Já lhe disse que gosto muito de si, não disse?

      Não tem de pedir desculpa. Também não há mal nenhum em chorar. Às vezes, são as lágrimas que regam a alegria. :)

      Obrigada pelo beijinho duplo. Retribuo com quatro. :)

      Eliminar
  6. Neste momento ando numa correria a resolver assuntos
    de esfera pública, a fazer as arrumações em casa para
    preparar a renovação e a colocar o convívio blogueiro
    em dia, Dentro de uma hora vou para uma grande sessão
    de compras para a dispensa...
    Tudo que está na sua agenda são práticas que exerço de
    forma habitual, mas concordo que depois de escritas são
    mais poderosas.
    Dentro de duas semanas a minha vida vai sossegar e não
    me esquecerei desta ideia brilhante da agenda...
    Beijinhos, querida Smile.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa! Que azáfama, querida Majo. Espero que com a despensa cheia e todos os assuntos tratados, possa, finalmente, usufruir do merecido descanso de guerreira. :)

      Eu gosto de escrever estes memorandos. É uma forma de tornar o meu tempo mais sensível.

      Um beijinho

      Eliminar
  7. Não tenho agendas.
    Vou anotando em papeis soltos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também aponto muitas ideias em papéis soltos que, depois, uso para marcar livros.

      Bem-vinda, Liliane :)

      Eliminar
  8. Ponto 1 - preocupar-me só com o que vale a pena.
    ....
    (esqueci-me dos outros)
    Beijinho, Miss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa deveria ser a propriedade máxima de qualquer lista. :)

      Um beijinho, ana bonita :)

      Eliminar
  9. Há duas semanas que vou enchendo a agenda com as notas da minha tensão arterial, para se poder chegar à dose certa da medicação, Miss Smile. O resto, que necessito, sei de cabeça...

    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, querida Janita, agora fiquei preocupada. Oxalá obtenha rapidamente uma conclusão que lhe permita chegar à dose certa da medicação. As questões de saúde têm de ser levadas muito a sério.
      Gosto muito de si!

      Um beijinho :)

      Eliminar
  10. A minha agenda, para lá da profissional - essa, sim, preenchidíssima - toda ela é mental. Cola-se a mim, partilha o meu ar, as minhas alegrias, as minhas angústias...
    Gostei da sua agenda, própria de alguém que se esforça, continuamente, por ser melhor pessoa. Isso, para mim, é o caminho certo para a harmonia.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso transparece no que escreve. Nas coisas mais pequenas como nas grandes lê-se a vida com maiúscula. Faz-me muito bem lê-lo.

      Um beijinho, AC, e muito obrigada :)

      Eliminar
  11. Na minha agenda para os próximos dias uns dias relaxados no Vietname (Hoi An e Da Nang).
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Que bom! Quem me dera ter uma viagem dessas anotada na minha agenda. :)

      Um beijinho e bom fim de semana, Pedro

      Eliminar
  13. Gostei muito do último texto.
    Vivi uma empatia dessas há cerca de trinta anos que
    jamais esqueci.
    A senhora graciosa de cabelos grisalhos, tomava conta
    da bisneta, enquanto a neta ia para a faculdade.
    Estava no seu dia de folga...
    Perante minha admiração, disse-me que 'todas' se tinham
    apaixonado-se muito novas...
    Também me confessou que tinha um apartamento em Paris
    e, enquanto 'tivesse pernas' não deixaria de ir à cidade
    -luz na primavera e no verão.
    Sempre que vou àquele café de Faro, tento sentar-me na
    mesma mesa...
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que povoam os nossos dias e que parecem meros figurantes na nossa vida, mas, na verdade, têm um significado mais profundo do que imaginamos. Por alguma razão não as esquecemos ou escrevemos posts sobre elas. :)
      Fico muito contente que o meu texto tenha despertado em si uma memória tão agradável.

      Um beijinho, querida Majo

      Eliminar
  14. A minha agenda tem listas várias e suas sub-listas. O cabeçalho da lista nr. 1 é: "ser feliz".
    Beijinho Miss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ser feliz todos os dias não será um pouco cansativo, querida GM? :)
      Eu não tenho sublistas, mas tenho sempre um plano B. :)

      Um beijinho

      Eliminar
  15. só tenho dois itens porque a agenda é mental :)
    -ganhar coragem
    -convidá-la para ir tomar um copo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Manel. Enche-te de coragem e convida-a para tomar um copo, um chá, um gelado.
      Boa sorte! :)

      Eliminar
  16. Querida Miss Smile.

    Não tenho agenda mas como sou reikiana recito os cinco princípios do reiki de manhã e à noite :

    Só por hoje,
    Sou calma,
    Confio,
    Sou grata,
    Trabalho honestamente,
    Sou bondosa

    Com esta simplicidade, aprendi a valorizar cada momento.

    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são excelentes princípios, querida Fê.
      Vou anotá-los todos na minha agenda. Obrigada. :)

      Um beijinho

      Eliminar
  17. Olá, olá Miss Smile :)
    A sua agenda espelha o ser admirável que habita no seu coração, singelo, simples e muito bonito.
    Eu cá, sem agenda, faço por fazer do meu dia-a-dia um dia de alegria, mesmo quando os dias me são "cinzentos". Aí recorro ao meu amigo Silêncio, para me dar uma mão...
    Fica um beijo com estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Flor, que bom que é revê-la! :)

      Eu também me esforço por dar umas pinceladas de alegria ao fundo cinzento dos meus dias.

      Um beijinho, também com estima :)

      Eliminar