quarta-feira, 26 de abril de 2017

Escalar sentidos



Há dias em que tenho sede do que tenho ao mesmo tempo que desejo o que não está ao meu alcance. Apetece-me tocar em tudo, como se não houvesse tempo. Beijo os meus filhos e olho-os demoradamente, porque o olhar pode ser também uma mão que tenta agarrar o momento. Quando as estrelas começam a palpitar no céu, tão apressadas como o meu coração, sento-me na sala, em silêncio e sem luz. E é nessa quietude que o espírito se move livremente. Às vezes, imagino-me no sopé das montanhas que brilham à distância e o meu Anapurna aparece no meio das formas escuras, como um cenário preso por fios invisíveis. Não é por acaso que escolhi a montanha mais irascível do mundo, com as suas encostas adormecidas e picos gelados. Com a casa parada, suspensa no cume dos meus sonhos, imagino-me a escalar os seus atalhos íngremes, onde a vida não para de escorregar. Atraída pela beleza e pelo desejo do desconhecido, avanço por carreiros intermináveis, sugando em pequenos tragos o ar cada vez mais rarefeito. Tudo o que existe no mundo está coberto por uma camada de gelo, mais ou menos espessa, que me escapa demasiadas vezes ao entendimento - como uma raiz que não se vê, mas que levanta a terra subtilmente. Eu sei que nada vem da superfície, porque tudo aspira a ser mais do que é. É por isso que não me canso de percorrer as inesgotáveis encostas do meu Anapurna em busca de novos ângulos. Na imensidão inconcebível entre o céu e a terra, consigo, às vezes, vislumbrar um adejar inesperado, um sentido suspenso no ar, como uma ave a planar nas correntes de ar quente. Eu sei que para se amar o abismo é preciso ter asas e eu não as tenho. Mas, ainda assim, modelo sentidos sobre ele, porque é de lá que as coisas surgem para logo se afogarem nos confins do horizonte.


19 comentários:

  1. Nunca desistas de escalar essa montanha com o nome da Deusa das colheitas...por muito que custe escalar, quando chegares lá ao alto, terás a vista única sobre a vida e sobre o que colheste nela!

    bom dia


    -___-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bonito o teu comentário, Moonchild. Obrigada. :)

      Um bom fim de semana

      Eliminar
  2. É preciso ter força e resistência para não desistir da escalada.

    (Digo eu que até sinto que não a tenho... Mas isso são outros quinhentos.)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escalar significa ir além, ir mais longe, transcender-se. E isso, creio que todos o fazemos. :)

      Eliminar

  3. tenho dias assim em que
    minh'alma é meu corpo à flor da pele....


    abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os temos. A alma na flor da pele.

      Bom fim de semana

      Eliminar
  4. Há dias em que a força esmorece e não há nada que a faça voltar, mas se não desistirmos ela acaba por aparecer. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A persistência também pode ser uma escolha.

      Um beijinho, GM

      Eliminar
  5. Actualmente, já me contento em caminhar sem tropeçar nas pedras do meu caminho, querida Misse Smile.
    Essas escaladas estão fora do meu alcance...:)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que estão mesmo, querida Janita? Não se subestime. :)

      Um beijinho

      Eliminar
  6. Que seja uma escala tranquila, feliz e com sucesso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As escaladas nem sempre são tranquilas. :)

      Um beijinho, Pedro

      Eliminar
  7. independentemente do tamanho da escalada, independentemente do fosso do abismo, também eu sinto esse instante em que se olha um filho e se percebe que a vida é um instante, é curta e passa a correr!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, il. A vida passa por nós a correr!

      Eliminar
  8. ainda nã desisti das escaladas impossíveis... é bom saber que nã sou o único :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, são impossíveis até se tornarem possíveis.
      Boa escalada. :)

      Eliminar
  9. Querida Miss Smile, podemos voar sem termos asas, basta deixarmos o coração alcançar o horizonte dos afectos.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os afetos são o motor de tudo, é verdade.

      Um beijinho, querida Fê

      Eliminar
  10. Um beijinho saudoso minha querida, espero que esteja bem!

    O Toque do coração

    ResponderEliminar